Como já dizia o Mauricio: "Eu faço histórias pra contar histórias", e com a Revista Chico Bento Moço, não foi diferente. Com um roteiro dinâmico, contando os desafios enfrentados por universitários, e muita ação e aventura, esse mix deu certo, e já completa 4 anos!
Poucos sabem, mas a primeira aparição do "Chico Moço", deu-se no livro "Chico Bento 50 Anos" em agosto de 2012, meio que de forma obrigatória, pois em cada livro, além de histórias especiais homenageando o personagem que completa os seus 50 anos, possuem uma história extra em estilo mangá do personagem, e na época a revista "Chico Bento Moço", nem tinha saído do papel.
Agora já em Julho de 2013, o tal "Chico Moço", deu as caras novamente, mas agora no gibi Chico Bento #79 - "As idades do Chico". Na trama Chico e Zé Lelé roubam goiabas do Nhô Lau e ao avistá-lo, eles saem correndo e nessa hora o Chico cai em uma fonte da juventude e vira bebê.
Imagens fonte: Blog Arquivos Turma da Mônica
Sim, pelo que percebemos, a própria MSP meio que divulgava o projeto da revista de maneira subliminar, para que o publico já se cativasse por esse novo visual do personagem.
Mas finalmente em Dezembro de 2012, com uma tirinha bem sacada, o projeto saiu do papel, e ganhou a revista "Dinheiro Rural", aonde Mauricio finalmente apresentou a ideia e sua data de lançamento.
"Chico Bento, O Agrônomo Mauricio de Sousa, um dos mais famosos cartunistas do País, criador da Turma da Mônica, começou a desenhar quadrinhos em 1959. O tempo passou e, em 2008, na Bienal do Livro, ele apresentou uma novidade ao seu público: os personagens Mônica, Cebola, Magali e Cascão, viraram um grupo de adolescentes. Mônica já não usa mais vestido vermelho, Cebolinha está apaixonado por sua amiga dentuça, Magali faz dieta e Cascão perdeu o medo de água.
No ano que vem, o cartunista começa um novo projeto. Chico Bento será Chico Moço, que aos 18 anos vai para a faculdade de agronomia. A novidade está sendo mostrada em primeira mão pela Dinheiro Rural".
Foto por: Dinheiro Rural |
O Passo a Passo...
Engana-se quem diz que o Mauricio desenha e escreve uma por uma as edições (imagina se fosse, que trabalhão!). Através de cada revista, há ilustradores e retoristas responsáveis por levar o mundo de Chico Bento Moço até você. Mas dai, aonde entra o Mauricio? Ele juntamente com sua filha Marina Takeda e Sousa, revisam os roteiros, as ilustrações, para que tudo saia bem certinho!
Foto por: Universo Fnac |
Flávio Teixeira de Jesus, 27 anos de MSP e roteirista de grande parte das histórias dos gibis da MSP, também um dos mais antigos no ramo. Flávio também é praticamente o responsável pelos roteiros da edições de lançamento (As numero #1), assim também como foi da Chico Bento Moço. Nas edições do caipira moço não poderia ser o mesmo, tem a maior quantidades de histórias criadas pra revista até o momento.
Seus roteiros estão na CBM: #1, #4, #5, #6, #7, #8, #12, #18, #19, #28, #29, #30, #34, #36, #39, #42
Petra Leão, redatora, roteirista e cosplayer, famosa pelas maravilhosas histórias da Turma da Mônica Jovem. Foi a primeira mulher a escrever os mangás da MSP, e na CBM estreou na edição #2. Em seus roteiros surge aventura, romance, desafios, mas principalmente histórias muito boas!
Seus roteiros estão na CBM: #2, #3, #9, #10, #11, #13, #14, #15, #16, #32, #37, #41.
Marcelo Cassaro, iniciou sua carreira já na MSP, na antiga produtora Black & White & Color de Mauricio de Sousa, onde trabalhou nos filmes da Turma da Mônica clássica. Na revista 'Turma da Mônica Jovem, começou como roteirista no arco "Brilho de um Pulsar" (#6 a #8); a trama foi inspirada no longa animado A Princesa e o Robô, de 1983 (no qual o próprio Marcelo colaborou, nas funções de intervalador e assistente de design).Na CBM, Cassaro inciou na edição #17.
Seus roteiros estão na CBM: #17, #20, #21, #24, #27, #31, #32, #33, #35, #40.
Wagner Bonilla, coordenador de arte da MSP, e diretor de arte da nova fase das revistas Turma da Mônica Jovem. Na CBM teve quatro roteiros.
Seus roteiros estão na CBM: #22, #23, #25, #26.
Lancast Mota,criador da série de desenho animado brasileira Anabel. Muito conhecido também como roteirista nos gibis da turminha, e várias vezes teve suas histórias como principais nos gibis. Caiu de paraquedas na edição #38, e até o momento é a sua unica colaboração para a CBM.
Seus roteiros estão na CBM: #38
Edson Luís Itaborahy, inciou seus trabalhos na MSP em 2009, e agora é o atual responsável pelos roteiros da CBM, aonde começou na edição #43.
Seus roteiros estão na CBM: #43, #45, #46, #47
Seus roteiros estão na CBM:#44
Finalização da Revista
Passo a passo de uma página do miolo (as páginas internas com a história) da edição # 46. Obrigado Edson Itaborahy por ceder as imagens. Ilustrações por Edson Itaborahy e Jairo Alves. |
Depois dos roteiristas os ilustradores tem um papel muito importante dentro e fora da revista, são eles os capistas, desenhistas, quadrinistas e finalistas. Cada um com sua função em deixar a revista cheia de ilustrações lindas.
A história/sinopse depois de escrita e revisada e analisada pelo Maurício e a Marina, se aprovada é rascunhada a lápis, em forma de quadrinhos pelo próprio roteirista. Após isso, é enviado a um desenhista que faz os traços mais definidos dos personagens e acrescenta detalhes. O arte finalista, refaz os traços no computador, adicionando a ele tons, sombras e retículas, e mais alguns detalhes, além do texto e onomatopeias. Agora pode ser feita a capa, segunda e terceira capa e a contra capa, que sempre há um responsável por isso, anteriormente Zazo Aguiar e atualmente Jairo Alves ou Dennis Oyafuso, que fazem todo o "roteiro", posição dos personagens, e outros. Finalizada por um colorista no computador. Mais uma vez passa na mão do Maurício para ver se tudo esta conforme o seu agrado, e também pela Panini Comics que se necessário muda algumas coisas. E segue a impressão na gráfica, e a distribuição nas bancas!
Sim o processo é bem longo e produtivo, mas só de ver mais uma revista pronta, bate uma felicidade! Lançada nas bancas sempre no último fim de semana de cada mês, a revista Chico Bento Moço, continua até hoje trazendo tramas que fazem os leitores se emocionarem, viverem novas aventuras e acima de tudo ter mais cultura e conhecimento!
E é isso, gostaram de saber mais sobre a revista que você lê todo mês? Que tal aproveitar esse dia especial da melhor maneira, releia sua edição favorita e conte aqui pra gente qual é e o que você mais gostou dela! Abração!
Texto: Gabriel Alves
Colaboração: Edson Itaborahy e Turma da Mônica Jovem Brasil.
Texto: Gabriel Alves
Colaboração: Edson Itaborahy e Turma da Mônica Jovem Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário